segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dicas de alimentação - Como escolher uma boa ração para o seu cão?

Primeiramente escolha a ração de acordo com a categoria do seu animal ( filhote, adulto, animais obesos, atleta ...). Alguns fabricantes produzem ração especifica para cada raça.

Várias pessoas me perguntam porque seus cães estão defecando exageradamente; outras perguntam porque os cães estão perdendo tanto pêlo ou porque o pêlo de uns cães são mais bonitos que os de outros....

Segue abaixo um método muito simples de saber se a ração que estamos dando para os nossos cães é de boa qualidade ou não (principalmente para a raça Labrador).

Se seu cão come, por exemplo, 250g de ração numa refeição e defeca “ 2kg” ( lêia “uma grande quantidade”) de fezes mole, significa que a ração que ele está comendo não foi absorvida pelo animal. O animal tem que defecar pouco, com aspecto consistente; isso indica que boa parte da refeição está sendo absorvida pelo seu organismo.

Outra característica que, na maioria dos casos, o Labrador demonstra quando não tem uma boa alimentação é a espessura da calda. O Labrador tem que ter a calda bem grossa, conhecida como “calda de lontra” ( devemos levar em consideração que fatores genéticos também interferem nessa característica). Nesse caso, pode surgir a pergunta: O Labrador emagrece a calda? Não. Ele não emagrece a calda. O que acontece é que quando o animal ingere uma alimentação pobre, desbalanceada, começa a ocorrer a queda de pêlos. A calda do animal vai afinando e você passa a ver aquele animal com a calda feia e fina. Outro fator que acontece bastante, e é fácil de observar nos Labradores de cor chocolate,é a tonalidade do pêlo ( nos labradores preto e amarelo, é mais difícil de perceber). Existem alguns Labradores de cor chocolate bem escuro. Esses, por sua vez, quando têm uma alimentação de baixa qualidade, o pêlo começa a perder o brilho e começa a clarear deixando o cão com aquela cor de ferrugem... Pode ter certeza que se ele um dia já foi chocolate escuro e hoje está com essa cor de ferrugem, é por causa da alimentação.

Uma boa dica para resolvermos esse problema, e que vem dado muito certo aqui no BROTHER´S LAB é, além de oferecermos uma ração de melhor qualidade, tentar oferecer óleo de peixe ( comprimidos que encontramos facilmente em farmácia), ofereça de um a dois por dia, o resultado é fantástico.

Por tanto, procure sempre oferecer para o seu cão uma alimentação de qualidade. Dessa forma, você terá sempre um cão com um pêlo bem bonito, sem quedas e um animal bonito e saudável.

Alimentos que fazem bem ao pêlo dos cães:

  • Cenoura;
  • Gema de Ovo (cozida);
  • Óleo de peixe;
  • Nozes.

Antenção: Nunca brinque com o seu cão ou leve ele pra fazer exercícios depois que ele acabar de se alimentar. Isso pode fazer com ele adquira uma torção gástrica, que é caracterizado pela rotação do estômago do animal impedido a circulação sanguínea , podendo levar a morte rápida.

Méd. – Vet. André Souza.